domingo, 19 de março de 2017

Estruturas Estaiadas

Você sabe o que é uma "Estrutura Estaiada"? Não.  Então nos vamos lhe ensinar, segundo o site, "www.infraestruturaurbana.pini.com.br".

São aplicações indicadas, tipos de ancoragem e de tabuleiros e principais métodos construtivos para uso de estais em pontes e passarelas.

Isto é, são aquelas estruturas com cabos de aço de sustentação, como o exemplo da foto abaixo da Ponte Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Pauloestado de São PauloBrasil.  



 ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é um dos mais famosos cartões postais da cidade.

O uso de estruturas estaiadas para transpor obstáculos não é propriamente uma novidade. Pelo menos desde os anos 1940 pontes e passarelas sustentadas por cabos de aço (estais) são erguidas em todo o mundo para vencer médios e grandes vãos. Mas nos últimos anos, esse sistema construtivo vem apontando, no Brasil, como principal tendência para a construção de pontes e viadutos, em detrimento das pontes pênseis e fixas. As razões para isso vão desde a maior preocupação dos administradores públicos com o impacto estético desses grandes elementos na estética das cidades, ao aperfeiçoamento da tecnologia, que culminou em aços de alta resistência, estais e ancoragens mais avançados, bem como softwares que facilitaram e análise das estruturas.

Bem, espero que vocês tenham gostado da nossa primeira postagem e esperamos um retorno de vocês, para podermos aprimorar, mais e mais, as nossas postagens.

Fontes: infraestruturaurbana.pini.com.br
            wikipedia.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário